terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Relatório

O projeto sobre Alimentação Saudável é também uma ação do PPP da Esc. Paroq. São Pedro onde a professora de Ciências, o professor de Ed. Física e a AFAE desencadearam as ações fazendo assim serem realizadas em tempo hábil. As turmas escolhidas foram os alunos da 2ª fase do ensino fundamental, cada uma trabalhava um subtema (desperdício, obesidade e fome). E quando os relatos dos alunos estavam nas mãos dos responsáveis pela ação foi detectada uma problemática que merece um olhar mais cuidadoso. Preocupado (as) com a problemática apontada pensou-se em imediatamente em como amenizar-lo.
Diante de tal realidade já está sendo pensadas ações para trabalhar o ano seguinte, onde o foco vai ser: o que o aluno esta comendo quanto esta comendo e como esta comendo, se esta desperdiçando e o porque . Esta ação terá como objetivo incultura no aluno hábitos alimentares saudáveis sabendo o aluno que a quantidades descontrolada de consumo de certos alimentos não é sinônimo de esta se alimentando bem e fazendo refeições adequadas.

Evidências

1.    Nós alunos do 8º A e B, acompanhamos vários dias o preparo da merenda escolar, observamos a pesagem e medida dos alimentos que iam ser preparados, aprendemos que nenhum lanche é servido sem antes ser pesado e medido. Aprendemos que recebemos o lanche com a caloria correta para o consumo por dia para cada pessoa, não sabíamos que para chegar até nós os alimentos tinham tal controle, daí entendemos o que é um lanche equilibrado e balanceado, a AFAE nos explicou que por traz desta tabela  de caloria por percapita tem um nutricionista que faz todo o balanço e repassa para as escolas e que não é só nesta escola que o lanche é feito neste processo e sim em toda escola e entidade que serve alimentação (lanche).

As turmas A e B do 7º ano, fizeram a pesquisa em jornais, revistas e internet, confeccionaram cartazes. Descobrimos nas pesquisas que nem todo mundo faz ou tem uma alimentação correta, balanceada, vivem em situação alimentar precárias só com o básico arroz, feijão e poucas vezes carne sem condições financeiras para comprar e consumir frutas e verduras. Vimos que a obesidade não é fator isolado da quantidade de comida que o individuo consome é também devido a falta de alguns nutriente que faltam no prato do dia-a-dia.

As turmas do 6º e 9º anos, fizeram o trabalho de avaliar, pesar e medir a quantidade de lanche que estava sendo desperdiçado (voltando dentro das bacias), vimos o quanto estávamos desperdiçando alimentos por lanche servido diariamente. Para chegarmos a tal resultado durante quatro dias recolhíamos as vasilhas dos lanche e por turma íamos pesando e medindo os restos alimentares e anotando, no final do quarto dia fizemos a amostragem em gráficos, que não foi nada agradável os resultados já que estamos num Estado em que nem toda a gente tem na mesa todo o dia o que comer.

Após os relatos dos alunos a equipe responsável pela ação do PPP, Edinaldo, Simonia, Sandra e Ivameire prepararam para o próximo ano um projeto focado no desperdício de lanche, a equipe chegou à conclusão de que o desperdiço é um problema que já vem de casa e, que lá não são ensinados aos cuidados quanto ao desperdiço de alimento, não sabem economizar, guardar e reaproveitar alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário